segunda-feira, 13 de outubro de 2008

" quem é dono do nosso amor ? "


O prazo do período de prova condenatória para o homem e sua sentença de vida!

É nesta frase que começo a nova postagem por saudade de escrever, hoje volto aos pensamentos, quase sempre que estam presente em minha vida. Queria agradecer aos comentários da primeira postagem e da instigação de algumas pessoas que mesmo sabendo dos erros que possui está página, mostram vontade em ler, no final colocarei minhas saudações .

" O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem . ( Guimarães Rosa )


Então, eis uma pista para filosófica pergunta que insisto em manter "de pé", acho que morrerei quando perder o interesse e a fissura de tudo que faço e a vontade de saber o que existe na próxima curva.

Com o pensamento da postagem de hoje, algumas indagações aos nobres amigos :

Tudo precisa de um ritual? Quando nós nos sentimos traídos temos vontade de atacar a pessoa por não ter suprido nossas esperanças ?

Como corolário
Nietzsche com o brilhantismo que lhe é peculiar: ( Parece que fala pra mim "risos" )

Eu sou vários. Há milhões em mim na mesa de minha alma sentam-se muitos, e eu sou todos eles. há uma velho, uma criança, um sábio, um tolo, você nunca saberá com quem está sentado ou quanto tempo permanecerá com cada um de mim.
Mas prometo que, se nos sentarmos à mesa nesse ritual sagrado, eu lhe entregarei ao menos um dos tantos que sou. Desde logo, existe Ilusões: Também tenho um lado mau, ruim, que tento manter preso e que quando se solta me envergonha. Não sou santo, nem exemplo, infelizmente.

O tema de hoje é bem curto, tratarei do segundo mandamento das leis de Deus.

Deus em suas palavras para Moisés, declara para que não fizéssemos outros ídolos, nem semelhança alguma do que há em cima nos ceús, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adora-las-á, nem prestar-lhes-á culto, por que eu, teu Deus, sou Deus zeloso

EM UM RÁPIDO RACIOCÍNIO PODEMOS PENSAR : - DEUS É CIUMENTO?

Cheguei a uma conclusão de vida e que responde de forma negativa, minha interpretação se baseia em:

Sou Deus e agüento a parada, o trabalho é pesado eu consigo não coloque outro no meu lugar, vai por mim...

Entretanto muita das vezes colocamos pessoas neste altar, confinando nela nossas esperanças nosso amor, esquecendo que somos homens e falhamos e não estamos preparados para este trabalho, é super normal quando amamos maquiármos os erros e lapidamos a pessoa de uma forma que seus erros não aparessam.

Só que um dia recebemos uma injeção de realidade e essa pessoa cai do altar trazendo um repúdio imenso sendo que o maior erro foi cometido por nós mesmo por confinar nossas esperanças num simples mortal " que erra" assim como minha mãe no tema anterior ( risos )
e essa dor é forte.

Quando estamos no pedestal e caímos:

- O tempo não volta zé!

Quando glorificamos o mortal:

- Que merda que eu fiz zé!

Por isso como um dica de vida, nunca espere uma linha de conduta igual a sua, faça tudo sempre de coração sem esperar nada em troca, ame o próximo com todos os seus defeitos e virtudes, nunca maquiando os defeitos com amor, e sempre colocando Deus para esse trabalho.

Seja como for estamos aí vivos, Amores vem e vão a todo momento, sobrevivendo, em um combate diário, e, em qualquer caso, como diria o naufrago " quem sabe o que vai trazer a maré"?

Agradecimentos: A nobre Lary por sempre perguntar sobre as postagens ao meu primão Gildão!
adoro vocês!!

Fazendo uma pequena ponte com o princípio do vácuo, onde você se libertando de uma coisa "res" antiga, isto é, jogando fora expulsando nem que seja uma roupa velha dará chance de uma nova "roupa" chegar . Rafael S.Faria

Dica musical : Soraya Queimada ( Zéu Brito )



Dica cinematográfica : O fabuloso destino de Amélie Polain

Rafael Faria

72 comentários:

Anônimo disse...

raaaafa..noosssa muuito booom!!!
nao sabia que voce escrevia tão bem hahah...beeijao

Unknown disse...

Voce não pode imaginar o quanto eu precisava ler esse post de hoje, discordo dele apenas em um aspecto
"é super normal quando amamos maquiármos os erros e lapidamos a pessoa de uma forma que seus erros não aparecem." não acho que se maqueiam os defeitos, acho sim que quando amamos, amamos ate os defeitos, os mais imperfeitos os que mais chamam atenção e isso, meu caro e querido Rafa, é a forma mais pura de amar alguem!
como diria Renato Russo "e é só você que tem a cura pro meu vício de insistir nessa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi."

beijos beijos beijos muitos beijos e obrigada sempre por ouvir minhas mais loucas historias

Criiiis disse...

Rafa,de tudo que li,essa foi a parte que mais gostei.É meio complicado você dizer que amores vão e voltam a todo momento,porque sempre há aquele amor que nunca se esqueceu.
"Seja como for estamos aí vividos, Amores vem e vão a todo momento, sobrevivendo, em um combate diário, e, em qualquer caso, como diria o naufrago 'quem sabe o que vai trazer a maré?'
E concordo com o comentário da lari_a1,a gente ama as pessoas até com os defeitos delas e dependendo do amor,nem se vê o defeito de tanto que ele foi aceito,por se amar.

Beijos e adorei o blog.

Unknown disse...

Parabéns Rafa sábias palavras.
Adorei as suas dicas, muito bem sacado. É muito bom poder ver a sua constante melhora.

Beijus Vi

Anônimo disse...

Quem diria que nosso nobre rafael tornaria-se um sabio do amor, haha. sofro desse mal pela mina do condominio, rs.
parabens pelo texto cara, ficou bom mesmo, apesar de algumas palavras nao facilitarem a minha leitura, ficou show ...
Parabéns ...
Bateu paixão (8)
haha
abraço

Ellen Regina - facetasdemim disse...

o homem é por demasiado humano para ser um 'deus'

Chris Marques disse...

"Sou Deus e agüento a parada, o trabalho é pesado eu consigo não coloque outro no meu lugar, vai por mim..."

E a gente sempre acaba colocando outro(s) e sempre acaba se dando mal... droga! às vezes, fico pensando: quantos erros serão necessários, quantos tombos, quantas lágrimas até que a gente aprenda?

Unknown disse...

Por isso como um dica de vida, nunca espere uma linha de conduta igual a sua, faça tudo sempre de coração sem esperar nada em troca, ame o próximo com todos os seus defeitos e virtudes, nunca maquiando os defeitos com amor, e sempre colocando Deus para esse trabalho.

acho que depois de ler isso , eu nao preciso dizer mais nada caro Rafael. Muito bom mesmo esse seu blog, gostei. Irei ler todos os posts :)
Beijos

Anônimo disse...

Quando uma pessoa ama a outra, pode-se amá-la até mesmo sabendo de seus defeitos e fraquezas. Não é necessário tampar o sol com a peneira. Outra coisa: amar defeitos? Que loucura filosófica é essa? Delírio passional? Só se for.

Ravenc disse...

UAU q locura esse texto.

Unknown disse...

Como sempre disse Rafael tambem e cultura. O ze ... cade um tem sua opiniao ne ... tipo
"é super normal quando amamos maquiármos os erros e lapidamos a pessoa de uma forma que seus erros não aparecem.

Só que um dia recebemos uma injeção de realidade e essa pessoa cai do altar trazendo um repúdio imenso sendo que o maior erro foi cometido por nós mesmo por confinar nossas esperanças num simples mortal " que erra" assim como minha mãe no tema anterior ( risos )e essa dor é forte."

COMCORDO plenamente !!! Nossa voce nao sabe o quanto.
Meu amigo lindo o texto ... estou super orgulhosa de ter voce no meu circulo de amigos ... aqui e mto dificiul achar alguem como voce.
Beijinhos
CONGRATULATIONS MY FRIEND

Whatyla disse...

Belo post!!!
Ta de parabéns.
Bom blog

Te ++++++

Erica disse...

Adorei a dica no final
adoro ^^
beijos

Anônimo disse...

show seu blog
sucesso

Anônimo disse...

Ai rafa, eu to até agora aqui pensando em tudo o que eu li e tentando chegar a alguma conclusão! Eu concordo com a Lary que disse que as vezes é super normal maquiarmos os erros, mas por outro lado, passar por cima disso e fingir que o erro não existe, te faz sofrer ainda mais no futuro! Essa minha mania (e de muita gente tb) de fantasiar demais, de transformar o meu amor no cara mais perfeito do mundo só aumenta a minha decepção ao perceber que assim como qualquer mortal "ele" tb não é perfeito e isso faz com que eu culpe ele pelos defeitos normais e desconte nele a minha decepção!

É complicado, meu pequeno poeta! O que eu sei é que ninguem vive sem o amor e que por mais que nos faça sofrer, é o sentimento mais gostoso de se sentir!

Já se imaginou sem amar ninguem? Quando vc sai do banho, ve o espelho embaçado e não tem um nome pra escrever junto ao seu dentro de um coração! É... eu não vivo sem um amor... pode ate ser um amor inventado, mas tem que existir!

Adoro vc, rafa!

Rosangela A. Santos disse...

adorei ..

parabéns otimo texto ..

abç.

Erich Pontoldio disse...

Putz ... que texto ... fundiu minha cuca

Tania Montandon disse...

Muito criativo e interessante o texto, parabéns!

beijos

Kacau disse...

Rafael muito profundo seu texto, ás vezes fico pensando que é preciso ter vivido isso para poder se expressar de maneira tão verdadeira.

Anônimo disse...

Silva, achei o texto muito bom, embora não concorde com todas as idéias contidas nele.
Não acho que maquiamos os erros de quem amamos. Eles apenas não se destacam tamanha nossa admiração e/ou carinho; e se eles se destacam, nós os amamos também. Como diria a nossa querida e adorada Clarice Lispector: "Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."
Adorei a dica a dica de vida rs
Te cuida, beijoos!

Anônimo disse...

Blog bem escrito, ótimo texto!

www.bloginside.wordpress.com

Anônimo disse...

1º seu blog é muito simples, mais é as coisas mais simples que existe a beleza, seu blog é assim.
2º o texto é ótimo. Parabéns.

Unknown disse...

o texto eh otimo...tu escreve pra kralho...
parabens aew

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo Braga disse...

Muuuito boom teu Blog pooe!
Gostei muito
Abraçaaum...

Leonardo disse...

Adorei o texto!
Quanto ao filme que vc recomendou... é excelente!

Abraços!

Fábio Flora disse...

A frase do Guima é uma excelente definição para a vida! Gostei muito!

Anônimo disse...

Olha muito legal o que vc escreveu aqui... tem um trecho até que eu precisa ler hoje, pra tomar um ânimo!!! Adorei mesmo, até a dica cinematográfica é ótima!
Bjos!

Anônimo disse...

Olha eu de novo!

Marcando presença e elogiar mais uma vez o ótimo texto e blog ..


Abç..

invadido disse...

Muito bom! Adorei o seu texto!

Wilson Oliveira disse...

O texto é tão profundamente bom, que me fez refletir profundamente...

Abs Rafa!

IM-PRIMUS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
IM-PRIMUS disse...

Muito bem destacado pela nossa amiga Roberta, uma pontinha do conhecimento e sabedoria da Clarice Lispector: "Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."

Vou resumir em poucas palavras o que interpretei do texto. Ser SIMPLES é um ponto positivo nessa hora crítica do gostar. Aceitaremos as pessoas como elas são, isso sim é o principal. Sem maquiagem e lapidação de um ser especial.

Belo texto para causar um rebuliço entre homens e mulheres que frequentam o blog...

Abraço meu camarada!

Anônimo disse...

Gostei mt rafael.. vc colocou varias dicas num texto só.. "ame o próximo com todos os seus defeitos e virtudes".. eu concordo, o amor é revolucionário, nós somos o que nós transmitimos.. cabe a gente contagiar as pessoas ao nosso redor mesmo que exista divergências..
Adorei!
Lana =)

Unknown disse...

Bastante pasmo,
Tah aí um Rafael q eu nao conhecia... nao msm!!!
Adorei... cara vc escreve mto bem.
Filosofia eh a tua cara msm!!!
Mando bem msm cara, tah de parabéns!!!
Gostei msmmm do blog. Continue escrevendo assim!!! \o/
Grande abraço do Rick's.

Feänor disse...

Concordo que não devemos elevar mortais ao pedestal da perfeição - nenhum de nós consegue nele se equilibrar por muito tempo.

Mas somos humanos... Não conseguimos evitar. Nos apaixonamos não por pessoas, mas por idéias - e temos o terrível hábito de preencher as lacunas não de forma empírica e gradativa, mas com nossa própria expectativa do que deveria ser.

De qualquer forma, acho que só ama desta forma deturpada quem possui um amor próprio deficiente, que funciona como uma âncora para que não nos afundemos no abismo que é o "outro".

O problema é que hoje, muitos de nós estamos vazios, verdadeiros vivos-mortos - resultado da moral capitalista, da cultura de massas, do consumismo, do hedonismo desenfreado... Tanta coisa que nos aliena da nossa auto-descoberta, que acabamos pegando emprestada uma identidade qualquer encontrada por aí, na rua.

Daí, é natural que quando encontramos algo remotamente parecido com o que gostaríamos de ser, sem perceber, embelezamos ainda mais aquela pessoa para que, ao menos nela, possamos enxergar um reflexo do que gostaríamos de ser.

Me perdi um pouco, mas é mais ou menos o que eu acho.

De qualquer forma, seu post me fez pensar...

Anônimo disse...

passando navamente... agora consegui assistir o video, ai que saudade desse filme... Muito bom!!!

Tatiane disse...

adoreei o texto!! ;D as frases estao perfeitas! beeijOs

Tatiane disse...

hotmail: tatistargts@hotmail.com

Anônimo disse...

"Quem é o dono do nosso amor" ?

acredito já ter lido esse texto em algum lugar .
Creio que a lingüagem é um pouco mediana para os meus padrões intelectuais.Mas serve como um mero passatempo, diria eu que chega ao patamar de um fuleiro gibi.
Mas me fez perder bons 5 minutos dessa corriqueira vida insana de textos OBSOLETOS.
Machado de assis deve ter começado com textos desse nível ,portanto não se ofenda ,Paulo Coelho.

Nosci te ipsum - Conheça-te a ti mesmo disse...

Obrigado pela visita! meu texto fuleiro tirou de vossa excelência, cinco minutos, isso me deixa lisonjeado e muito envaidecido por recepcionar pessoas com este condão como o seu.

Anônimo disse...

Não fique envaidecido meu caro colega.
Os textos que eu lia nos velhos gibis de tempos atrás ,não continham tantos erros gramaticais .
Mais o tempo é um remédio que cura problemas como esse que o senhor possui.
O estudo é algo que temos que levar por toda a vida ,não o largue.
Sugiro que procure um curso específico para a criação de seus decadentes e abstratos textos.
E pare com esta baboseira de usar palavras que não estão no seu cotidiano ,você deve perder um bom tempo procurando tais palavras no grandioso AURÉLIO (Pai dos burros).

Anônimo disse...

Obrigado pela visita! meu texto fuleiro tirou de vossa excelência, cinco minutos, isso me deixa lisonjeado e muito envaidecido por recepcionar pessoas com este condão como o seu.

Nosci te ipsum - Conheça-te a ti mesmo disse...

Sinceramente queria que o colendo amigo se indentifica-se mostrando seu talento!, pois conforme preconiza suas palavras e seu distrato sobre meus textos vossa excelência deve ter um pontecial que um mero " garoto " derrepente vire até fã. peço que se indentifique sob pena de atentar contra sua dignidade!

Anônimo disse...

Gostei do post, mas uma passagem em especial chamou minha atenção:

"Eu sou vários. Há milhões em mim na mesa de minha alma sentam-se muitos, e eu sou todos eles. há uma velho, uma criança, um sábio, um tolo, você nunca saberá com quem está sentado ou quanto tempo permanecerá com cada um de mim.
Mas prometo que, se nos sentarmos à mesa nesse ritual sagrado, eu lhe entregarei ao menos um dos tantos que sou. Desde logo, existe Ilusões: Também tenho um lado mau, ruim, que tento manter preso e que quando se solta me envergonha. Não sou santo, nem exemplo, infelizmente."

Eu também sinto que a coisa acontece mais ou menos dessa forma. Temos múltiplas personalidades, prontas para serem usadas de acordo com as situações. No bom sentido, precisamos um pouco disso. Abraços!

Chef Fellipe Silva disse...

levando em conta a minha vida poética leviana,pude entender o ponto de vista das coisas aqui escritas,coisas totalmente bem colocadas com uma visão realista e honesta do sentimento humano.

meu amigo verdadeiro,querido,todo sucesso do mundo a vc ,que tenha sempre colocações sentimentais e bem colocadas como tens tido hoje..

um beijo do amigo de sempre

lipe

Will.ieR disse...

Deus deve ter um ciúmes danando da ALanis Morissette no meu caso...

Parabéns pelo blog!
Tah massa!

Sucesso aí! :)

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Rafael!

seja bem vindo a blogsfera. Adorei as suas dicas no final. Os videos são ótimos.

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Unknown disse...

Rafael, é vc mermo?!?!?!

Danilo disse...

muito doas as dicas

Gregory Vancher disse...

Gostei muito da sua interpretação do mandamento divino.
Bem ineressante essa sua discussão proposta com o texto. Realmente, o ser humano tende a se inspirar e "deusificar" certos humanos, e cobrá-los para que sejam perfeitos,como se arealmente assumissem característica mítica. Esquecemos de olhar o outro como um de nós, falho e imperfeito.

http://clik.to/otherside

Anônimo disse...

Amei esse post,
vc usou as palavras q eu precisava ler hj,
(L)

RJ disse...

rapah, posso ser bem sincero? no começo do post bateu um sono.. e eu disse, putz, vou pular para o final..mas n o iz assim, comecei a ler e logo ví que eu estava enganado... gostei da parte que você fala sobre as várias partes de nós mesmos e da outra, em que vc indaga se Deus é ciumento, heheh!

é.. o homem está bem distante de tentar assumir um "cargo" desse...

notei bm que vc utiliza uma linguagem bem culta, embora tenha um caminho a evoluir ainda... parabens cara!

Anônimo disse...

Muito bom ein.

Blz de Texto.


Passe Lá:
http://www.juliooliveira89.blogspot.com/

sacodefilo disse...

Seu texto é muito bom, mas segue um fluxo de consciência que, às vezes, faz o leitor se perder.
Mas ainda assim, muito bom.

Luiz Marconi disse...

adooorei, adoooorei.

Isis Laiane disse...

Noossa, muito bom!!!
=]
Parabéns pelo blog!!!

Jéssicaeumesma disse...

muito bom, nem consigo parar de ler... bjinhuss

Jeh*

Karla Hack dos Santos disse...

Primeiro:
Amooooooooo Soraia Queimada!
Achei que combinou tmb com o tema do seu post.. amor e ciúme..
Gostei muito da relação que fez ao segundo mandamento!
E devo dizer que a frase do Guimarães.. li, reli e reli.. e não conseguir evitar.. perfeita!

;D

bjus

Unknown disse...

Mto bom Silveira.!
Bem similar o q estou passando.!

Erich Pontoldio disse...

Ja tinha comentado antes ... marcando presença

Anônimo disse...

QUER CASAR COMIGO???????

Anônimo disse...

Pela bibliografia ( e filmes também) fica difícil contrariar suas idéias, no mínimo são fruto de algum conhecimento bem mensurável. Mas ainda me soa como uma espécie de auto-ajuda,ou um desabafo bem argumentado, mas que ainda assim não reflete bem a verdade da condição humana, essa de querer ser a perfeição ou Deus. Não seria normal?

Nicolle Longobardi disse...

Seu post é realista e nos faz refletir sobre a vida e o amor.Só acho que não maquiamos erros e defeitos,apenas amamos esses erros e defeitos de uma forma que quando amamos a tal pessoa erros e defeitos se tornam impercepitíveis.O amor é tão incrível que faz com que uma coisa que é praticamente impossível(raparar,porém não se dar conta do erro de quem você ama),se torne realidade.O amor por si só é lindo,e acho que o que falta no ser humano é fazer as coisas sem esperar nada em troca!
Parabéns pelo seu blog que está lindo.
Depois passa lá no meu e comenta.
Fui..

Bruno Kleinlein disse...

Bom, não faz meu tipo tecer comentários como esse, mas acredito que um homem de muitas críticas talvez mereça uma! Em primeiro lugar acredito que cada um tenha o direito de se expressar como gosta e independente do coloquialismo ou da denotatividade de cada palavrinha, ela pertence ao nosso vocabulário, no mínimo interessante de observar! Eu particularmente escrevo com palavras do nosso cotidiano e sigo uma linha informal e popular, não me preocupando se Machado de Assis começou assim, até mesmo porquê prefiro ser lembrado como Bruno Kleinlein, Jornalista, blogueiro, não me importa muito se escrevo como "Machados, Gracilianos, Drummonds, Paulos, ou outro qualquer." Respeito o texto de cada um destes, reconhecendo a importância demasiadamente grande para a literatura brasileira, mas meu texto é meu texto.
Falei tudo isso porque sei que críticas existem, e são boas, mas devemos ter no mínimo respeito e educação ao fazê-la, e sinceramente não percebi isso do "anônimo". Me senti no direito de escrever esse post pra você "anônimo", apenas pra dizer que quando você for fazer uma crítica, que seja pertinente, e que você dê o exemplo! Ah, coisa chata meu companheiro! As críticas não devem vir com tom de ironia ou com tom agressivo, isso é um tanto quanto infantil, mas... a internet está aqui e é livre, você está no direito de expressar o que lhe for cabível, e foi. Isso foi só um toque.
Pra terminar deixo suas palavras aqui entre aspas:

"Não fique envaidecido meu caro colega.
Os textos que eu lia nos velhos gibis de tempos atrás ,não continham tantos erros gramaticais .
Mais o tempo é um remédio que cura problemas como esse que o senhor possui."

MAIS o tempo é um remédio....
Procure usar esse tempo, o santo remédio, para buscar a diferença entre MAS e MAIS. Talvez assim você não erre novamente!

p a z.

Rafael... desculpe de coração pelo post, fique a vontade para apagar caso queira, pois não foi direcionado à vc ou ao seu texto, mas acredite... ele está ótimo!
Grande abraço cara!!!

Anônimo disse...

Sábias palavras Rafael! Obrigada pela visita.

Abraços,
Berence

Unknown disse...

vc é lindo te amo blackzinho

camilinha disse...

te linkei, beibe.

Unknown disse...

Sabia que ha dias eu procurava uma boa leitura, e não lembrava onde eu queria achar, então ontem fui até o seu orkut, e fiquei vagando pela musica e esqueci oq ue lá fui procurar, hoje, voltei lá e lembrei O BLOG! ai vim aqui, e mais uma vez como uma luva, as vezes eu achoq ue vc escreve exatamente o que eu quero ler, as vezes é ruim confesso, como hj, ler com tanta convisção o que as vezes eu não tinha lá tanta certeza, as vezes é tão ruim saber que tudo passa... enfim, obrigada por mais um post...

Anônimo disse...

Rafa vc é fera !!! Manda muito bem.

Vlw!!!
Fernando Jatobá

Anônimo disse...

Tava com a cabeça meio atordoada, com os pensamentos vagando e me embolando toda... aí entrei no seu blog, pra ler e tentar encaixar minhas duvidas nas respostas que eu sempre encontro aqui.


Que pena que não é facil colocar em pratica o que a gente pensa ou deseja!

Escreve mais, Rafonildooo!
To precisando refletir!

saudades! ;*

Anônimo disse...

RAFAEL ,ADOREI TD QUE LI, PRINCIPALMENTE POR TER SIDO ESCRITO POR UM RAPAZ TÃO JOVEM, VC ME SURPREENDEU, TB, TE CONHEÇO TÃO POUQUINHO,MAS ESTOU ADORANDO CONVIVER C/ VC.

PS:NIETZSCHE FALA PRÁ TODOS NÓS!

BEIJÃO DA VÓ,RS!