terça-feira, 9 de dezembro de 2008

" Insucesso "


Nossa! quanto tempo sem escrever...vários motivos estão para assolar tal inércia..

É interessante que neste tempo vários assuntos me fizeram refletir de maneira muito intensa,
desta vez quero abordar o seguinte brocardo : "O que fazemos em busca do sucesso"
Não pouparei minhas opiniões sobre a influência da sociedade, e sobre sua tendência em nossas vidas, sempre com o meu pensamento garantista; penalmente falando irei começar pelo assunto mais polêmico neste tempo em que fiquei sem escrever.
O caso Eloá, Certa vez me foi perguntado por um amigo de classe, o que eu achava sobre o suposto assassinato de uma MENINA...alienado como todo bom brasileiro, que adora ler jornais ou periódicos, Logo comentei : - Quem a Eloá..? ele como um homem sábio me disse: - Não! estou falando da morte de uma menina no interior da Bahia, envergonhado pela massificação televisiva, aquilo me fez pensar....

Não quero deturpar o assunto, vou seguir sobre o tema da imposição da sociedade por busca do sucesso, como disse aos ilustres amigos no começo ( risos).
Nossa "educação" quando digo isso, é certamente no sentido amplo da coisa, quando a mesma é imputada pelo moralismo social, que desde os primeiros passos é imposto à busca do sucesso, tanto profissionalmente, como em relacionamento e etc.
Trato o assassino da Eloá como uma própria vítima, de uma sociedade que impõe valores. Quando falo vítima estou me alto contra-dizendo, por ser vítima uma expressão altamente moralista. Hoje a sociedade participa de elementos cujo outrora não saberia como se defender.
Caso venha tentar enumerá-los, passaria horas e não conseguiria esgotar o tema.
Faço uma pergunta aos nobres amigos: será que a interferência dos pais é importante num relacionamento, bem como nas escolhas?

A resposta vem de forma negativa, haja vista, que a história já nos mostrava que a única intervenção retratada com brilhantismo por Shakespeare não tivera um final feliz, a solução não está no escolher parceiros, e sim orientações, tendo em vista que a intransigência será catastrófica.
"Doação"
Antônio, médico, super reconhecido, sempre fora à favor de doação de órgãos até que um dia, seu filho morreu, os médicos sabendo de sua anuência sobre doação logo indicaram às córneas para serem doadas, sendo que o médico não deixou, para surpresa de seu colegas.
O pai, mantinha sua tese de que não deixaria pois seu filho estava lindo, perfumado e ele queria ficar com aquela imagem de seu filho; Depois de 4 dias ele percebeu a besteira que fez, o filho fedia.

" A mídia tem fome de ídolos "
Ela os cria, usa e, se perdem no vício ou deixa de render dividendos , ela os execra.
Bem disse Darci Ribeiro: a preocupação da mídia não é com informação, mas com venda. Neste afã, ela produz imagens novas e as alardeia . Recordo-me de uma cantora, não sei se ainda canta, que de repente, em todos os órgãos de informação era chamada de " O furacão fulana de tal " . O furacão virou brisa mansa.
Agora é uma menina chamada Maísa, a nova coqueluche. Quase que diariamente há uma manchetezinha solta, aqui e acolá, para divulgar seu nome. Em uma, ela embaraçou o mestre do empreendorismo " Silvio Santos " . Vi uma propaganda da menina outro dia, na televisão. Com uma boneca. Não brincando, mas vendendo. Ela virou boneca, é marca de bonecas. A menina que deveria brincar com bonecas ( os fundamentalistas de esquerda vão me chamar de formador de estereótipo) virou marca de boneca e serve para vender boneca. Ela não brinca. Ela fatura. Que pena! Sua infância está se esvaindo.
Em outro programa , uma menina de uns oito anos, no máximo, toda produzida para parecer sensual, de mini-saia , de botas, meias pretas, maquiada como se fosse uma mulher adulta, remexia o corpo no que deveria ser uma dança sensual. Se fosse uma mulher adulta, seria lasciva. Sendo uma criança era grotesco! A sexificação precoce me chocou. A mãe dizia depois, eufórica, que vale tudo para ver sua filha ter notoriedade. Não guardei o nome da menina, mas seja qual for, é uma outra Maísa. As crianças estão sendo usadas por seus pais para ganhar dinheiro, e isto é tão chocante quanto ao ato de pais ou adultos que usam crianças para pedir esmolas no semáforo. São pais que usam crianças para ganhar dinheiro do sistema. É uma infância perdida . Alguns pais não estão desejando para seus filhos a formação de um caráter sadio, mas querem transformá-los em máquina de ganhar dinheiro . Se eu ainda tivesse 16 anos diria: " São sinais de uma sociedade burguesa e decadente". Mas, bafejado pelo tempo, digo apenas: " Como o pecado é forte e como destrói a percepção de valores das pessoas ! ".
De uma mudança radical de propósitos e de visão. O mundo está, na frase de uma personagem de Sartre, em " As mãos sujas" , " rebentando por todas as juntas ", mas muitos setores até mesmo da "igreja" estão apaixonados pelo mundo. Para que não haja mais Isabellas , Joões Paulos, Maísas e outras crianças, algumas assassinadas no físico e outras feridas na infância que se vai embora pelo dinheiro.

Dica cinematográfica: Paris eu te amo, (um conjunto de vários curtas que demonstram todos os sentimentos de Paris)


Dica musical : João e Maria

6 comentários:

A b e l disse...

Complexo, mesmo.
Acho que a sociedade cria e recria imagens por vender, comercializar o que é associado a estas.
É preciso resssaltar, contudo, que isto não significa que nós todos não aproveitemos tal circunstâncias de alguma forma, ou seja, nós somos a tal sociedade e esta não é algo a parte.
Enfim, pensando nesta linha, é coletivamente, em grupo, visando ações transformadoras é que há alguma possibilidade de melhora.

Não é fácil.
Abçs,
Abel

Anônimo disse...

tudo vendido .-.


abçs

p.s. ainda estou lendo o post :D

Hugo Henrique disse...

Primeiramente queria parabenizar pelo seu texto! Achei ele bem rico em informações, e além de ser considerado grande para alguns, ele é bem interessante, e se torna agradável pelos vídeos que você colocou entre o texto! Ahhh, adoro a música João e Maria! *-*

Tá, agora vamos falar sobre o que realmente interessa.
Bom, na verdade a maioria das coisas que você citou todos nós sabemos. Mas mesmo assim somos complacente com tudo isso!

Centenas de crianças morrem vítimas da violência, vários sequestros acontecem. Mas só acaba ganhando importancia quem a mídia acha que vai vender mais imagem, simples assim. Não tô dizendo que eles querem que coisas ruins aconteçam, nem que eles se aproveitam, mas eles simplesmente usam (o que dá no mesmo que aproveitar).

Enfim, na minha opnião a mídia é a grande poderosa do mundo! Bem mais do que toda a força pública, presidente, ou qualquer tipo de políticos...

E sobre as crianças que vão pra mídia. Não tenho essa visão de que os pais usam seus filhos não! Realmente está criando um estereótipo! E na minha opnião você exagerou muitooooo dizendo que é o mesmo caso de um pai que não faz nada e manda seu filho pedir esmola na rua. é completamente diferente.
Garotas como a Maíssa podem ser celebridades sem deixarem de ser crianças! Isso não influencia muuuuito...
Pior eu, que nunca fui celebridade e também nunca fui criança! ;)
Hoje eu tô começando uma carreira como ator, quem sabe se tivesse começado desde pequeno, hoje já tivesse algo a mais! ;)

Abração!

Anônimo disse...

UAU, que post. Muiito bom ;D

http://tiomah.blogspot.com/

Anônimo disse...

TRANSFORME SEU BLOG EM LIVRO!!!
Há 3 anos temos um projeto de divulgar os novos escritores pela web no blog www.verborragicos.myblog.com.br . Assim, este ano, nasceu a Editora Verborrágicos!, que pretende publicar livros em meio virtual e impresso (opcional). Para isso, oferecemos um formato novo e mais agradável de ebook, que não cansa a vista e que permite os leitores folhearem as páginas virtuais. Além disso, o ebook que oferecemos vai além de mais um arquivo disponível na web. Nós publicamos com todos os requisitos legais exigidos para uma publicação, como Nº ISBN, código de barras, ficha catalografica e registro na Biblioteca Nacional; ou seja, você realmente publica sua obra! Hoje o mercado literário na web cresce muito rápido, então aproveite a popularidade que seu blog já tem e alcance outros novos leitores com esse novo formato de livro digital. Escreva para verborragicos@gmail.com e solicite seu orçamento.
Saudações Verborrágicas!

M.a.r.i.a.n.a disse...

OLha quem resolveu visitar meu blog... Rafael Faria !!!

Obrigada pelas suas palavras, com seu brilhantismo e toda significancia !!! rs...

E bom saber que as hrs de conversas nossas te acrescentaram. EU mesma nao me arrependo de nada, nenhuma hora foi perdida, todo momento foi aproveitado.

Espero que eteje bem e que escreva outro post em breve !!!

FIca com DEus hj e sempre !!!
Bjs da Mari