segunda-feira, 22 de setembro de 2008

" Dogmas vividos na vida "


Primeiramente, algumas considerações, não é nada profissional portanto não irei me atentar com capricho, tampouco formatações belíssimas, todavia pretendo manter um português na medida do possível correto.


Minha primeira postagem pela foto ao lado já pode ser admitida e para alguns sem sabor nenhum de novidade trata-se da Empada tanto repudiada por minha mãe em minha infância.


À cima estamos perante aos primeiros "filósofos" os Sofistas para melhor entendimento vamos a um glossário sobre o que são os sofistas:
termo “sofista” é na atualidade utilizado para designar, no contexto filosófico, aquele ou aqueles que, através da sua argumentação e discurso, pretendem persuadir um auditório a aceitar a sua tese, sendo que esta pode não ser totalmente verdadeira, pretendendo, assim, através de uma argumentação enganadora, seduzir um auditório ou mesmo lisonjeá-lo, em vez de procurar e defender a verdade.

Sem ser prolixo e rápido para que o entendimento seja tranqüilo ele imputavam os "DOGMAS"
indubitavelmente tratamos da verdades imposta, ou seja, da verdade inquisitivo, não quero ser pedante e começar a falar sobre os temas da filosofia, haja vista que o público alvo que são vocês meus amigos possuem no máximo 25 anos e não farão um juízo pouco lisonjeiro de meu final de semana.

Tudo começou assim: Meados de 92, prática reiterada de minha família, era freqüentar festinhas familiares. É normal que toda criança não se comporte bem, e eu não era diferente, minha mãe sempre preocupada com os que outros achavam sobre meu comportamento, sempre me privou de algumas coisas, hoje sou extremamente agradecido, Muito embora desta vez ela não será possuidora de minha gratidão, quando ofereciam-me algum tipo de prato sempre passavam por suas revistas.

Ela sempre me dizia o certo e o errado mãe e mãe, é um desejo sociológico que seja sempre o seu norte, perante tal argumento trato de fazer uma pergunta que irá de encontro com minha educação, porém será necessário fazê-la : Já imaginou sua mãe transando? isto com certeza virá de forma negativa em seu sistema. Mas elas erram.

Minha mãe sempre me negou comer EMPADA sobre a tese de que isso me faria muito mal, mal mesmo e sempre levei isso como uma verdade, sabe por quê? ela é minha mãe ?
nunca comi empada sempre neguei, tinha até certo repúdio sobre empadas, e nunca enfrentei tal medo.

É mister, que o tempo passou e a vida me proporcionou a adolescência ( fase crítica ) onde nada mais é perigoso.
Até que chega a faculdade, melhor dizendo o famoso "Trote" entre conversas e desgastes a tarde passou e não tinha almoçado, a fome se fazia presente maior a cada momento até que adentrei em um bar e perguntei o que tinha de salubre para comer além de ovos coloridos e carne com pão, foi me respondido que havia apenas uma empada, Parecia que minha mãe estava com o dedo em meu rosto dizendo "Não" isso irá lhe fazer mal.

Embora o tempo passava e a fome era gradativo até que chegou o " Grande momento" não agüentei e adentrei no boteco e falei : - Me vê essa Empada.
Sem favor nenhum, foi a melhor sensação da minha vida, sem delongas sobre o favor até porque será uma opinião tendenciada, cheguei em casa e fui recepcionado por minha mãe que reclamou do horário e sem dar chances às suas perguntas, perguntei : - por quê, falou que eu não gostava de empada?
Contei todas a história que relatei a vocês e ela me respondeu : "O motivo era que você se sujava demais". É triste mas essa é minha história sobre os dogmas e minha relação de amor e ódio com a empada. Muito embora agradeço minha mãe por toda educação e por manter-me perante uma educação cristã e de justiça social bem como toda minha família sou grato.


Rafael Faria

22 comentários:

Unknown disse...

Não preciso dizer o qnt sou chata com leitura, e que não é qlqr coisa que me agrada, mas diriamos que sua história alegrou meu finalzinho de domingo, e com certeza amanhã acordarei feliz só de lembrar do pq de alguem possivelmente não gostar de empada!
ps: amei o título!

take care!

beijos

Bruno Kleinlein disse...

Sofistas, empadas, dogmas, curiosidades, linguagem rebuscada e fina, tom de humor em dosagem adequada... é, acho q vou começar a frequentar esse blog.
Empadas. Como aos montes! Confesso que só como com tranqulidade a que meu pai faz, pois sei que a dele é de boa qualidade. Nunca me fez mal!
Um farelinho aqui e outro ali eu vou driblando as adversidades ao degustar essa iguaria e me empanturro, isso mesmo, me empanturro de empadas!

Jefferson Gomes disse...

Ilustre companheiro em minha grande aventura de vida chamada Faculdade. Venho aqui por meio desta parabenizar-lhe pela grande atitude de criar um espaço onde possa expor seus pensamentos. Espero que sempre continue postando os textos e sucesso. Vida longa aos jovens que ainda pensam ! Quanto ao primeiro post mto remete ao início de faculdade em nossas aulas de filosofia onde nosso ilustre Mestre Marcos Vicente nos presenteou com esta bela história. Logo, nota-se que marcou-lhe pois hoje, Vsa. Exa. nos traz a tônica da leitura tal fato.

Enfim doutor, sucesso nessa empreitada, continue assim.

Do grande amigo de sempre,

Jefferson Gomes !

Marcio Barroso Estanqueiro disse...

Olá Rafael!
É necessário na fase madura, ter grande discernimento para não sermos presas fáceis de sofismas que levem a dogmas espúrios, que nos impeçam do conhecimento da verdade. A empada ficou para trás, mas com ela vem o discernimento de que outras pessoas, diferentes da sua mãe, estão a oferecer outras empadas, dizendo ser o "manjar dos deuses". É preciso estar com o paladar afiado!

Bruno Kleinlein disse...

então...
agora tb tenho blog...

http://blogdokleinlein.blogspot.com/

abração!

Unknown disse...

Sou a favor de um novo post!
viu só? mesmo em semana de provas, desesperada com a prova de constitucional q terei amanha de manhã vim aqui pra ler algo que me fizesse rir!

Unknown disse...

"Não há justiça ou injustiça por si mesma; o direito será sempre um estado de exceção, uma restrição imposta ao instinto essencialmente vital, cujo escopo é a faculdade de poder. A vida não é justa ou injusta, mas o ser humano sim".

F.W.N

O que é dogmático?
A justiça, a injustiça ou o direito ?

vlwww !

Anônimo disse...

Nossa!!! Como uma empada muda uma pessoa radicalmente???
Dogmas, como o meu amigo pergunta, dogmas: a justiça, a injustiça ou o direito ???

Sem mais, Regis.

Anônimo disse...

ZzZzZzzZzZzzZzZzZzzZzZzzZZzZzZ

Nosci te ipsum - Conheça-te a ti mesmo disse...

Isso é lindo, liberdade de expressão!!! previsto em nossa constituição, Este à cima não gostou. Dormiu ao ler, gostei aqui irá existir democracia nos "comentários".
Obrigado pela visita!!

Anônimo disse...

Adorei, Rafa! Venceu o repúdio e provou a empadinha!!
É assim que tem que ser, não podemos deixar que o nosso medo nos impeça de tentar!!!

Te adoro, pequeno poeta!
;****

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Fernando Jatobá disse...

cadê o meu comentário???

Anônimo disse...

Belo texto, belas palavras.
você tem uma habilidade impressionante para expressar seus pensamentos. me lembra nosso grande e nobre chico buarque.
anos e anos de amizade e nao sabia desse tal medo por empada, mais fico feliz em saber.
um grande beijo!

Hugol Barros disse...

Gostei, impressionante como o português em si é fascinante.
Parabéns pelo texto.

Anônimo disse...

Que bom que você tem inspiração para escrever assim, escrever um texto bom e longo assim te dá muitos critérios para escrever um bom livro.

www.blogdorubinho.cjb.net

Anônimo disse...

Parabéns pelo belo texto.
Já que falou sobre sua relação com sua mãe, sugiro que fale sobre sua super proteção com a sua irmã. (risos)
Abraço mlq!

Anônimo disse...

Muito legal seu estilo de escrita, confesso que gostaria de ter mais tempo para escrever também, mas sabe como é, ano de TCC é super corrido... Parabéns pelo blog, tá ficando animal aqui!!

Bjo!!

Ravenc disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Euzer Lopes disse...

Rafael, posso dizer que se daqui a uns 10 anos eu passar na Livraria Cultura e vir um livro seu exposto lá, não será surpreendente.
Você tem um talento pra escrita impressionante.
Essa forma como fala de DOGMAS, por exemplo, é de uma clareza que até uma anta manca no assunto, como eu, se fez entender.
Vá em frente, viu?

Bruno Kleinlein disse...

como coloco os vídeos aqui?
do youtube...
vou em postar vídeos, mas não sei colcaor eles direto do youtube... =/
me ensina ae...

Anônimo disse...

Rafael,
Obrigda sobre comentar do LIVRO VIVO(www.sousofia.com.br) no BLOG DA BERENICE:http://www.blogdaberenice.blogspot.com/
abraço :)